fbpx

A Abelhinha e sua Colmeia

Apaixonada por viagem, arte, pintura e fotografia. Apaixonada pela vida.

Melissa Paes

Olá, Sou a Mel, fotógrafa e encantadora de bebês. Há 7 anos sou fotógrafa profissional de bebês e famílias. Eu deixei a frieza das máquinas para trás e me entreguei ao calor humano da fotografia. Através do meu amor, da minha intuição e sensibilidade, eu desenvolvo a fotografia como arte.
 
Foi do significado de Melissa que nasceu o Favo de Mel Fotografia e criei a Colmeia da Abelhinha, o meu ateliê onde fotografo os recém-nascidos.
 
Para desenvolver o meu trabalho, eu busco diariamente adquirir conhecimento sobre gestação, maternidade, comportamento infantil, fisiologia, alimentação… enfim, tudo relacionado a esse mundo materno-infantil.
 
Pra mim, registrar essa fase tão especial para o bebê é distribuir pólens de amor e alegria nos jardins das famílias. Cada clique é especial e inesquecível.
 
Fotografia, lembrança impressa. Pra sempre.

Simplesmente eu

Melissa

Melissa significa Abelha, Mel, Doce, Rabo de Mel, Favo de Mel, Abelha que produz Mel.

Apesar de eu adorar o meu nome, eu não queria usá-lo como minha marca, eu queria usar algo que tivesse relação comigo.

Durante um bate-papo, uma amiga querida me deu a ideia do Favo de Mel.

É… soou bem. Fui pra casa pensando e comecei a rabiscar abelhas, potes de mel, favos, colmeias. Li tudo sobre abelhas, meliponários e apicultura. Tinha que ser uma imagem lúdica e que tivesse uma abelhinha, pois gosto por demais delas. Eu não queria uma marca com desenho de câmeras ou obturadores. 

Nossa, como desenhei favos!

Até que cheguei nessa imagem de três favos e uma abelhinha sobre um deles.

O Estúdio

Quando montei o meu ateliê de fotografia, eu idealizei como se fosse um quartinho de bebê, onde as famílias pudessem se sentir aconchegadas, num ambiente confortável, familiar, tranquilo e com muita segurança.

Assim como nas colmeias, aqui no meu ateliê a organização é a base para produzir um bom trabalho. Cada coisa tem o seu lugar, tudo é muito bem organizado, desse modo eu consigo otimizar o tempo e manter a qualidade na hora das sessões fotográficas.
Cada etapa (desde a minha relação com o cliente, da produção do ensaio fotográfico até a entrega das fotos) é pensada com cuidado e carinho, significando todo o processo de atendimento ao cliente. Você não é mais uma família que irei fotografar, você sempre será a família mais importante que estou fotografando.

A Fotografia

Eu sou fotógrafa por essência. Eu não escolhi a fotografia, ela me escolheu como forma de eu expressar o que vejo com os meus olhos e meu coração.

Tanto a pintura como a fotografia registram uma imagem que pode ser guardada, mas é a fotografia que eterniza aquele instantâneo da vida, que acontece de repente, num determinado segundo, e que não volta nem se repete. É preciso estar atento, envolvido, e ser sensível para captar de forma única aquele momento inesquecível.

A minha formação para a fotografia de família e meu olhar fotográfico para o cotidiano familiar cresce a partir do meu dia-a-dia com minha própria família.

Eu faço o meu trabalho com amor, intuição e sensibilidade.

Destaques

Minha formação em fotografia de recém-nascidos teve início com as fotógrafas Kelly Brown e Ana Brandt, através de cursos à distância. Em 2014, tive a oportunidade de participar de uma mentoria vip com a fotógrafa Aimee Fuller Photography, no Texas, EUA.
 
Além da minha formação internacional neste tipo de fotografia, possuo conhecimentos teóricos e práticos sobre como “funciona” os recém-nascidos. Todos os anos, participo de congressos e cursos para me manter atualizada, agregando novos conhecimentos ao meu trabalho com a fotografia. Sou autodidata e realizo muitos estudos na área de maternidade e comportamento infantil, por isso minha atuação como fotógrafa é totalmente multidisciplinar.
 
 
Minha experiência diária com crianças e meu olhar fotográfico para o cotidiano familiar cresce a partir do meu dia-a-dia com minha própria família – minhas filhas e meu esposo (e pai amoroso).

Selos e Concursos

{

Nunca é tarde demais para ser aquilo que você deveria ter sido.

-George Elliot

Minha trajetória

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação por formação, Artista por natureza.

Desde sempre eu faço arte, seja com as mãos – a pintura ou o desenho, seja com o olhar – a fotografia. É como seu eu visse a vida em quadros a serem pintados e cenas a serem fotografadas. Eu vejo linhas, eu vejo luz, eu vejo cor.

O meu tempo dentro de um escritório o dia inteiro, com luz artificial e de frente para um computador tinha acabado. Eu precisava mudar e deixar que a arte desabrochasse livremente. A minha sensibilidade e habilidade artística (que existe em mim desde que eu era criança) me levaram a optar pela Fotografia como novo meio de vida. Não é por acaso que sou fotógrafa – nem por status nem por dinheiro.

Em 2011, eu iniciei meus estudos na técnica fotográfica, na fotografia como arte visual e me especializei na fotografia de família, de criança e de newborn.

Ao longo de 2012 conciliei meus estudos, a maternidade e o desenvolvimento da minha arte como negócio.

Em 2013, começo a me dedicar somente à fotografia, nasce então o Favo de Mel Fotografia.